BARRAS
Sakaguchi e Sakaguchi ao Leite
FRANCISCO SAKAGUCHI
REPRESENTANTE
COMUNIDADE
CAMTA - Tomé-Açú - Pará
"Eu sou um continuador do legado do meu pai, o
mentor intelectual do sistema agroflorestal"
VÍNCULO COM A TERRA
“Na agricultura natural, existe uma influência muito grande da natureza no sabor e no aroma das frutas e, por consequência, do produto dessas frutas. Dentro de um ambiente harmônico, você não força ninguém a produzir nada e sim deixa que a Natureza siga seu ritmo. Desde moleque, meu pai me pedia que eu fizesse o processo de fermentação do cacau. Até por isso, tenho uma sensibilidade aguçada, que fui desenvolvendo na prática, sentindo o cheiro, olhando o aspecto físico do cacau, apertando as amêndoas, olhando, a gente desenvolve esses sentidos de uma forma muito peculiar.”
CONTRIBUIÇÃO/TRANSFORMAÇÃO
“Me sinto continuador de um legado que meu pai deixou. O sistema agroflorestal criou raízes aqui em Tomé-Açú, os agricultores cuidam da própria terra, mas acredito que inovações dentro dessa cadeia produtiva ainda estão por surgir por aqui. Pensando na agricultura no geral, em nosso país, acredito que seja inevitável que as pessoas entendam que o sistema agroflorestal é o melhor caminho, principalmente para a fruticultura.”
“Eu tinha interesse e curiosidade em como fazer chocolate e como a Cooperativa Mista de Agricultores de Tomé-Açú, a CAMTA, da qual fui diretor, poderia entrar nesse ramo. Mas eu não entendia nada de chocolate e nem como começar a tentar uma produção. Em 2012, conheci o trabalho do César, fomos nos aproximando, acabei apresentando nosso cacau e ele decidiu fazer o chocolate. Eu achei o máximo ver o nome da nossa família no chocolate da De Mendes. Sempre foi um sonho acalentado. Ser parceiro comercial da empresa de César é uma grande honra e um grande portal para os meus produtos."
RELAÇÃO COM A DE MENDES
"Existem algumas pessoas falando que o sistema agropecuário extensivo do Brasil é uma ameaça para o sistema, mas isso é apenas uma ótica da coisa."
PREOCUPAÇÃO/AMEAÇA
Sonho/Futuro
"Meu sonho é que o Brasil reconheça o sistema como área permanente de preservação ou reserva ambiental, então nossa agropecuária poderá andar de mãos dadas com o sistema."